Robert Zarif - Voltar para a página inicial

Análise Imobiliária Dinâmica

Este novo conceito de análise é inédito no mercado imobiliário. Basicamente é um modelo matemático aplicado em uma plataforma de um banco de dados de uma certa região, onde o usuário poderá optar por análises e tabulações padronizadas ou inserir qualquer variável de produto, tamanho ou valor de venda para gerar análises de absorção e tabulações pessoais através da alteração dos valores nas tabelas editáveis. Desta forma este novo sistema é um verdadeiro laboratório de experimentação, onde as opções de análise e tabulações são infinitas, permitindo determinar o produto ideal para a região em estudo.

Metodologia

Pesquisas de mercado imobiliário em todos os segmentos residenciais, comerciais, hotelaria e industriais em todo território nacional, realizadas sob encomenda ou em assinatura anual.

Em 21 anos de trabalho, com mais de 2.000 pesquisas imobiliárias de mercado realizadas, em todo Brasil e Argentina, dentro das mais diversas modalidades, tais como:

Tal experiência aliada a um diversificado banco de dados, permitiu o desenvolvimento de um modelo matemático, que permite a determinação de um produto imobiliário, em qualquer segmento, com alto grau de confiabilidade.

A metodologia aplicada para a determinação de um certo produto, é o dimensionamento da demanda real através do efeito que ela causa no mercado em estudo.

Para tanto, é realizada uma minuciosa pesquisa de mercado, em uma área homogênea, no enfoque imobiliário, levantando o perfil da oferta e procura na região.

Os referidos estudos serão uma minuciosa pesquisa de mercado em toda área de influência, levantando o perfil da oferta e procura na região, quantificando o mercado e a velocidade de absorção. Desta forma será possível conhecer que tipo de concorrência atua na região, tanto no preço como em saturação de mercado e ainda obter a vantagem de apoiar-se na experiência de vendas vivida pelas empresas concorrentes, reunindo assim informações suficientes para diminuir o risco do investimento, determinando: o produto, preço e tabela de vendas ideais para a região.

Para maior detalhamento da metodologia consulte a página “Pesquisa de Mercado”.

Convém ressaltar, que tal pesquisa objetiva levantar 100% dos empreendimentos ofertados na área de influência, isto é, pesquisa-se o "universo" e não apenas uma amostragem, o que sem dúvida, em estatística, aumenta significativamente o grau de confiabilidade e minimiza o grau de risco do investimento.

Apresentação da pesquisa

A pesquisa impressa em padrão laser colorido será entregue em duas vias, uma via encadernada em capa dura e outra em espiral. Os arquivos eletrônicos serão entregues em duas extensões, uma em “pdf” outra em “access” para geoprocessamento ou exportação para Excel.

Os tópicos apresentados são os seguintes:

  1. Mapa da região com a localização dos empreendimentos em oferta.
  2. Análise gráfica completa do perfil de mercado por segmento, em três enfoques:
    • Por Produto (Econômicos, sem elevador, incorporação padrão e etc.)
    • Por m² de área Privativa em seis faixas:
      Até 45m² - 46m² a 65m²- 66m² a 85m² - 86 a 130m² - 131m² a 180m² e mais de 180m².
    • Por valor em sete faixas:
      Até R$ 100.000,00 – R$ 100.001,00 a R$ 130.000,00 – R$ 130.001,00 a R$ 200.000,00 - 200.001,00 a R$ 300.000,00 – 300.001,00 a R$ 400.000,00 - 400.001,00 a R$ 500.000,00 e mais de R$ 500.001,00.
  3. Os parâmetros de análise por m² privativo e por valor podem ser padrão como descrito acima ou sugeridos pelo contratante.
    Os tópicos da análise gráfica são os seguintes:
    1. Participação da oferta no mercado de unidades lançadas e a lançar.
    2. Velocidade de vendas por segmento, em percentual e em número de unidades.
    3. Estoque remanescente e oferta futura.
    4. Perfil completo do sistema de vendas quantificando os empreendimentos que cobram juros pré-chaves ou não. Para se evitar distorção na análise do preço de mercado, na existência de empreendimentos que cobrem juros pré-chaves os preços dos mesmos serão equalizados com aqueles que não os cobram, desta forma se uniformizará a base de análise.
    5. Análise completa do estoque remanescente, quantificando deste quantas unidades estão prontas e não vendidas, gerando um índice de liquidez de mercado.
    6. Perfil do tamanho médio de cada segmento em área privativa e área total.
    7. Preço médio total de cada segmento.
    8. Preço por m² de área privativa de cada segmento de duas formas: em valor presente deflacionado a 1% e em preço mínimo, médio e máximo nominal (tabela de vendas).
  4. Tabulação completa dos dados, com perfil técnico e econômico dos empreendimentos em oferta e absorção dos mesmos por parte da procura.
  5. Tabulação com o perfil técnico dos empreendimentos comercializados nos últimos anos. Este item será incorporado na medida em que os mesmos façam parte do nosso banco de dados oriundos de pesquisas realizadas anteriormente nas mesmas regiões ou na medida em que as pesquisas forem sendo realizadas.
  6. Ficha técnica individual completa para cada empreendimento.
  7. Gráficos de evolução de mercado nos últimos anos em quatro variáveis: Velocidade de vendas em percentual/mês, Velocidade de vendas em unidades/mês, Estoque remanescente e Preço por m² de área útil.
  8. Comentário sobre o perfil de mercado.
  9. Desta forma, será possível conhecer que tipo de concorrência será enfrentada, tanto no preço como em saturação de mercado e ainda obter a vantagem de apoiar-se na experiência de vendas vivida pelas empresas concorrentes, reunindo assim, informaçães suficientes para determinar: o produto, o preço, tabela e condições de vendas, ideais para a região.

Custo do serviço e programação de entrega:

O custo será orçado caso a caso.

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